domingo, 13 de junho de 2010

A viagem de Chihiro


Nunca fui fã de anime japonês. Só de cavaleiros do zodíaco quando criança, que me deixava vidrada na televisão todas as noites depois que chegava da escola. No entanto, um filme que marca minha juventude e me emociona muito é o longa de animação japonês A Viagem de Chihiro, que com certeza encantou muitas crianças e adultos com sua belíssima história fantástica que mistura seres humanos e um universo de personagens mitológicos japoneses.
A história inicia com uma família que está se mudando para a nova casa e no meio do caminho se perdem, acabando de frente para um túnel misterioso que os atrai para um parque aparentemente abandonado. Chihiro é a jovem filha do casal, que percebe algo estranho no local e tenta alertar seus pais para irem embora, mas eles não a escutam. Quando o dia começa a escurecer tudo se transforma e o parque começa a funcionar, seres estranhos começam a surgir e assustada, a pobre Chihiro começa a procurar por seus pais quando tem uma enorme surpresa que a deixa desesperada. A partir daí uma série de acontecimentos surgem e a menina passa um tempo inesquecível, cheio de perigos e aventuras no parque mágico.
O que me impressiona no filme é a riqueza dos detalhes da animação clássica, à música, à dublagem (mesmo em japonês) e a narrativa que formam um conjunto harmonioso e não me deixam enjoar de assistir. O filme ganhou o Urso de Ouro em Berlim e o Oscar em 2003 como melhor longa de animação, prêmios mais que merecido, pois acredito que supera todos esses desenhos americanos cheios de personagens manjados e histórias repetidas. Filme envolvente e cativante que vale a pena assistir, independente da idade.

Ficha técnica:
titulo original: (Sen to Chihiro No Kamikakushi)
lançamento: 2001 (Japão)
direção: Hayao Miyazaki
atores: Rumi Hiiragi , Daveigh Chase , Miyu Irino , Mari Natsuki , Takashi Naitô
duração: 122 min
gênero: Animação

Nenhum comentário:

Postar um comentário